Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil

Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. 

© 2009 - 2019.  Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.

Mais montanhosa ilha do litoral brasileiro, a Ilha de São Sebastião* abriga os dez cumes insulares mais altos do Brasil, todos com mais de mil metros.

O Pico de São Sebastião é o ponto culminante do Arquipélago de Ilhabela, com cerca de 1.375 metros e espetacular panorâmica de 360º. Porém o Pico do Baepi, com 1.017 metros, é a montanha mais famosa e visitada, uma das mais charmosas do país, com imponente face rochosa visível desde o continente.

Trata-se de um passeio de resistência e determinação, por trilha pesada, acidentada e com escalaminhada entre pedras e raízes no trecho final (6 h – 7,2 km ida e volta).

Além de bromélias, orquídeas e árvores centenárias, com sorte é possível avistar alguns animais silvestres durante o percurso. Possui dois cumes próximos, com linda vista do Canal de São Sebastião, da Serra do Mar e de outras montanhas da Ilha: Pico de São Sebastião, Pedra do Rodamonte e morros do Papagaio (1.302), Serraria (1.259), Ponta Alta (1.199), Tocas (1.079) e Ramalho (1.202).

Com céu limpo, enxerga-se também o Arquipélago dos Alcatrazes, o Pico do Corcovado (em Ubatuba) e as distantes Serra da Mantiqueira (no Vale do Paraíba) e Ilha Grande (no estado do RJ).

Sem área para acampar e com trechos expostos, deve-se sair cedo, com guia experiente e bem equipado – com lanterna, blusa impermeável, água, comida, etc.

A melhor época é o inverno, com menos chuvas e melhor visual, e é desaconselhável subir o Pico em dias chuvosos devido ao risco de raios e pois algumas rampas tornam-se escorregadias.

Das 8h às 12h, mediante autorização do PEIb.

A 4,4 km da balsa, ao norte (saindo do bairro do Itaguassú).

 

* Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião é a maior ilha do Arquipélago de Ilhabela.

| pico do baepi

Mostrar Mais

publicidade

solo.png
Logo_Pe_na_Trilha_marrom.png