Arquipélago de Ilhabela está localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Região Sudeste do Brasil (ver mapa).

Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião (maior do Arquipélago) está separada do continente pelo Canal de São Sebastião.

As principais rodovias de acesso são: Imigrantes (SP-160 - com pedágio), Rio-Santos (BR-101), Dutra (BR-116 – com pedágio), Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070 - com pedágio) e Tamoios (SP-99).

Por estrada, da balsa até a entrada das cidades, Ilhabela está a 184 km de São Paulo (3h30 de viagem), 343 km do Rio de Janeiro (7h) e 133 km de Santos (2h15).

Destas cidades partem ônibus até a cidade vizinha São Sebastião, de onde saem balsas para Ilhabela - 2,3 km percorridos em 15 a 20 min. Veículos motorizados pagam pela travessia ao entrar na Ilha e ao sair os veículos de fora do município pagam a TPA - Taxa de Preservação Ambiental, destinada à recuperação e preservação do meio ambiente local (horários e tarifas, clique aqui)

Aeroportos mais acessíveis: Internacional de São Paulo/Guarulhos a 184 km de Ilhabela; Congonhas/São Paulo a 204 km; São José dos Campos a 107 km; e Internacional do Galeão (RJ) a 389 km.

Ilhabela está na rota de Cruzeiros Marítimos e possui um Heliponto (23º 49' 16'' S e 45º 22' 16'' O).

 

CIRCULANDO POR ILHABELA

Paralela ao Canal, a rodovia SP-131 (união de várias avenidas: Brasil, Princesa Isabel, Força Expedicionária, etc.) liga o Norte ao Sudoeste da Ilha, 30,1 km atendidos por transporte público (do Borrifos à Ponta das Canas), mais 6,8 km de estrada de terra entre a Ponta das Canas e a praia do Jabaquara. Os primeiros horários dos ônibus municipais são entre 4h30 e 6h30 e os últimos horários entre 21h e 1h25, variando conforme o bairro e o dia da semana.

Exigente mesmo para jipes 4x4, especialmente em dias de chuva, a Estrada Parque dos Castelhanos cruza o Parque Estadual de Ilhabela (PEIb), conectando a área urbana da Ilha à praia dos Castelhanos, no lado oceânico do Arquipélago.

A ilha mais afastada do Arquipélago é a da Vitória, que está a 42 km do píer da praia do Perequê.

Clique nos links para saber como chegar nas praias do Bonete e dos Castelhanos.

| como chegar

volvo.jpg

publicidade

Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil

Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. 

© 2009 - 2019.  Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.