Desde 1995 em prol do Ecoturismo e das Atividades ao Ar Livre no Brasil

Desenvolvido por PHOTOVERDE + Kaique Lupo

Viagens Ecológicas e Culturais é a primeira coleção com padrão internacional sobre pólos ecoturísticos brasileiros. Fruto de 25 meses de acurada pesquisa e árduo trabalho de campo, o volume Ilhabela representa o mais completo e preciso inventariado da oferta turística e das potencialidades deste arquipélago. 

© 2009 - 2019.  Viagens Ecológicas e Culturais - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste site.

Arquipélago de Ilhabela está localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Região Sudeste do Brasil (ver mapa).

Popularmente chamada de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião (maior do Arquipélago) está separada do continente pelo Canal de São Sebastião.

As principais rodovias de acesso são: Imigrantes (SP-160 - com pedágio), Rio-Santos (BR-101), Dutra (BR-116 – com pedágio), Ayrton Senna e Carvalho Pinto (SP-070 - com pedágio) e Tamoios (SP-99).

Por estrada, da balsa até a entrada das cidades, Ilhabela está a 184 km de São Paulo (3h30 de viagem), 343 km do Rio de Janeiro (7h) e 133 km de Santos (2h15).

Destas cidades partem ônibus até a cidade vizinha São Sebastião, de onde saem balsas para Ilhabela - 2,3 km percorridos em 15 a 20 min. Veículos motorizados pagam pela travessia ao entrar na Ilha e ao sair os veículos de fora do município pagam a TPA - Taxa de Preservação Ambiental, destinada à recuperação e preservação do meio ambiente local (horários e tarifas, clique aqui)

Aeroportos mais acessíveis: Internacional de São Paulo/Guarulhos a 184 km de Ilhabela; Congonhas/São Paulo a 204 km; São José dos Campos a 107 km; e Internacional do Galeão (RJ) a 389 km.

Ilhabela está na rota de Cruzeiros Marítimos e possui um Heliponto (23º 49' 16'' S e 45º 22' 16'' O).

 

CIRCULANDO POR ILHABELA

Paralela ao Canal, a rodovia SP-131 (união de várias avenidas: Brasil, Princesa Isabel, Força Expedicionária, etc.) liga o Norte ao Sudoeste da Ilha, 30,1 km atendidos por transporte público (do Borrifos à Ponta das Canas), mais 6,8 km de estrada de terra entre a Ponta das Canas e a praia do Jabaquara. Os primeiros horários dos ônibus municipais são entre 4h30 e 6h30 e os últimos horários entre 21h e 1h25, variando conforme o bairro e o dia da semana.

Exigente mesmo para jipes 4x4, especialmente em dias de chuva, a Estrada Parque dos Castelhanos cruza o Parque Estadual de Ilhabela (PEIb), conectando a área urbana da Ilha à praia dos Castelhanos, no lado oceânico do Arquipélago.

A ilha mais afastada do Arquipélago é a da Vitória, que está a 42 km do píer da praia do Perequê.

Clique nos links para saber como chegar nas praias do Bonete e dos Castelhanos.

| como chegar

volvo.jpg

publicidade